Pular para o conteúdo principal

Mães da Saudade: Laços e destinos que foram exterminados.



O projeto Mães da Saudade foi criado em 2011, com o objetivo de acolher mães que perderam seus filhos na comunidade de Peixinhos. Com assistência psicológica e eventos para a cura do trauma, o projeto ajuda, hoje, 55 mulheres. O Mães da Saudade também promove a formação política e cultural de jovens, visando a diminuição da violência urbana e dando oportunidades à juventude da comunidade. 

ATIVIDADES
VISITAS DOMICILIARES
ENCONTRO FAMÍLIA E MDS
CÍRCULOS RESTAURATIVOS
OFICINAS DE INTERVENÇÃO NAS ESCOLAS
PASSEIOS
PASSEATA A FAVOR DA JUVENTUDE




O jovem morto

O jovem morto
se faz presente
na cama de sua mãe,
dorme com ela
que lhe acalenta o sono.
O jovem morto
se faz presente
no local do crime
onde todos viram
o abate.
O jovem morto
ganhou um NIC
que foi transcrito no BIC
O jovem morto
se faz presente
em diversos órgãos
governamentais
da Secretaria Estadual de Saúde
e da Defesa Social.
O jovem morto continuará
presente na vida de sua mãe
que o continuará acalentando.
Ele continuará presente
na vida dos seus amigos
que curiosamente perguntam
quem será o próximo amigo
a ser abatido ?
O jovem morto para o estado
se faz presente em um número
da perversa estatística
da morte letal e intencional.
O jovem morto era pobre, era negro.
 

Oriosvaldo Limeira de Almeida
Poeta de Peixinhos




Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

CARNAVAL POR UMA CULTURA DE PAZ 2020

NA RESISTÊNCIA CULTURAL! Assim como todos os anos o GCASC realiza no dia 21 de fevereiro, mais um carnaval por cultura de paz na resistência. O evento que conta com ajuda de jovens multiplicadores, mães, voluntários e toda equipe GCASC, tem o objetivo de conscientizar as nossas crianças, adolescentes e moradores, de que podemos brincar carnaval sem  violência e de valorizar esse momento cultural que cada vez mais está sendo esquecido. Tivemos a participação da orquestra, com os músicos e maestro, que ao contrario do ano anterior, estiveram presentes. Participaram também desse momento alguns grupos culturais do bairro como o Cia de Frevo TM  Lamento Negro Mirim  Boi da Macuca GCASC Boizinho da BMNP Contamos com a cobertura da Globo Nordeste. Fazendo a cultura carnavalesca acontecer a 34 anos, o GCASC vem trabalhando para o desenvolvimento cultura e social das nossas crianças, adolescentes, jovens e mães! Confira alguns registros fotográficos feito pela equipe de com

Quem somos nós?

 O Grupo Comunidade Assumindo Suas Crianças surge em 1986 em meio a um contexto de extermínio de crianças, adolescentes e jovens na comunidade de Peixinhos, em Olinda. O exercício da cidadania e do respeito, juntamente ao enfrentamento à violência urbana são objetivos principais na atuação do grupo comunitário. Hoje, com 33 anos de existência, o GCASC promove oficinas de confecção de vassouras ecológicas e sabão, informática e circo. Além disso, o grupo conta com projetos como o Ponto de Cuidar, que aborda a primeira infância e aspectos sobre maternidade. Outro projeto promovido pela instituição é o Mães da Saudade, que tem como objetivo principal o acolhimento de mães que perderam os filhos devido à violência presente na comunidade.