Pular para o conteúdo principal

GCASC no Fórum Social Mundial Salvador-Bahia






No dia 13 de março de 2018 os jovens multiplicadores do projeto (Mães da Saudade) e os educadores da ONG: GCASC participaram da caminhada que abre as atividades do Fórum Mundial Social, realizada este ano na Bahia.
   
  Com o tema “Povos, Territórios e Movimentos em Resistência” e o Slogan “Resistir é Criar, Resistir é Transformar”, o fórum segue até sábado com atividades no Campos de Ondina da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e em outros locais da capital baiana,  como Parque de Abaeté, em Hapuã, e o Parque são Bartolomeu, no subúrbio Ferroviário.
Com a expectativa de receber, pelo menos, 6 mil pessoas de várias naciona­- lidades, o Acampamento Intercontinental da Juventude, que ocupa o Parque de Exposições Agropecuárias de Salvador, entre os 11 a 18 de março, surge como um campo de extensão para debates e discussões.

O espaço conta com quatro áreas para camping, uma cozinha compartilhada, banheiros químicos, chuveiros e vila gastronômica da economia solidária.
Programação com shows, debates, assembleias e mesas redondas deve movimentar o AIJ. Nesta segunda-feira, 12, ocorreu o cortejo de abertura ''Nada Sobre Nós Sem Nós'' com as primeiras caravanas que chegaram ao local.
"Destacamos as atividades de 14 de março como um dia para discussões políticas. Vamos realizar o Encontro Internacional de Juventudes e a Assembleia Mundial das Juventudes", disse o organizador do AIJ, Silas Santos.
Outras atividades fora do acampamento devem contar com a participação dos jovens. "Iremos construir uma carta com base nas lutas de todos os segmentos para ser apresentada na Assembleia dos Movimentos, Povos e Territórios em Resistências", relatou Silas. No retorno para o acampamento, acontece o Festival Ritmos das Juventudes e Baile do Cuca.
Ainda descansando da viagem em uma das barracas, os integrantes do Grupo Comunidade Assumindo Suas Crianças (GCASC),  siaram da cidade de Peixinhos em Pernambuco, com mais ou menos 12 pessoas. "Buscar uma discussão para a ocupação de espaços, levar nossa voz do que está acontecendo na nossa cidade. Para aproveitar as atividades, vamos definir uma agenda com tudo o que seja voltado para nosso interesse como as questões raciais e religiões de matriz africana", disse.
*Sob a sob a supervisão da editora Meire Oliveira 










Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quem somos nós?

 O Grupo Comunidade Assumindo Suas Crianças surge em 1986 em meio a um contexto de extermínio de crianças, adolescentes e jovens na comunidade de Peixinhos, em Olinda. O exercício da cidadania e do respeito, juntamente ao enfrentamento à violência urbana são objetivos principais na atuação do grupo comunitário. Hoje, com 33 anos de existência, o GCASC promove oficinas de confecção de vassouras ecológicas e sabão, informática e circo. Além disso, o grupo conta com projetos como o Ponto de Cuidar, que aborda a primeira infância e aspectos sobre maternidade. Outro projeto promovido pela instituição é o Mães da Saudade, que tem como objetivo principal o acolhimento de mães que perderam os filhos devido à violência presente na comunidade.

Mães da Saudade: Laços e destinos que foram exterminados.

O projeto Mães da Saudade foi criado em 2011, com o objetivo de acolher mães que perderam seus filhos na comunidade de Peixinhos. Com assistência psicológica e eventos para a cura do trauma, o projeto ajuda, hoje, 55 mulheres. O Mães da Saudade também promove a formação política e cultural de jovens, visando a diminuição da violência urbana e dando oportunidades à juventude da comunidade.  ATIVIDADES VISITAS DOMICILIARES ENCONTRO FAMÍLIA E MDS CÍRCULOS RESTAURATIVOS OFICINAS DE INTERVENÇÃO NAS ESCOLAS PASSEIOS PASSEATA A FAVOR DA JUVENTUDE O jovem morto O jovem morto se faz presente na cama de sua mãe, dorme com ela que lhe acalenta o sono. O jovem morto se faz presente no local do crime onde todos viram o abate. O jovem morto ganhou um NIC que foi transcrito no BIC O jovem morto se faz presente em diversos órgãos governamentais da Secretaria Estadual de Saúde e da Defesa Social. O jovem morto continuará presente na vida de sua mãe que o continuará acalentando....

NÚCLEO DE CULTURA DE PAZ - CÂNDIDO PESSOA

" RIOS DOS SONHOS" Na última quinta feira 29/08 os jovens multiplicadores do projeto mães da saudade, realizaram mais uma oficina de prevenção a violência em parceria com a Escola Professor Cândido pessoa. Onde através da dinâmica  Rio dos sonhos  os alunos escreveram suas perspectivas, que foram apresentadas. A parti da apresentação foi feita uma roda de diálogo onde fomos conversando quais caminhos possíveis para a realização dos sonhos e os entraves que existe na sociedade impossibilitando a realização dos objetivos. Também foi apresentado o que é o projeto mães da saudade.