Pular para o conteúdo principal

ENCONTRO MÃES E CIDADANIA

REALIDADES DIFERENTES MAS COM O ÚNICO FOCO!

A Escola Superior do Ministério Público de Pernambuco (ESPM) realizou na tarde dessa segunda-feira (11), no auditório da ESMP, o encontro Mães e Cidadania. O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) através desse evento, objetivou debater a realidade vivida pelas mães na atualidade, envolvendo os temas Mães encarceradas; Mães de bebês com microcefalia e Mães de vítimas da violência.


 O debate foi aberto pela promotora de Justiça de Execução Penal, Irene Cardoso, que expôs o tema Mulheres encarceradas, fazendo com que os presentes refletissem sobre a realidade dessas mulheres. 


O segundo tema abordado na reunião, foi exposto pela presidente da UMA, Germana Soares. A representante da UMA emocionou a todos, mostrando a realidades vivenciada pelas mães de bebês com microcefalia, que muitas vezes são abandonadas pelos companheiros, sofrem preconceitos da sociedade, não possuem recursos para garantir o básico para os bebês com a síndrome, entre outras problemáticas destacadas.


A representante do Grupo Comunidade Assumindo suas Crianças e Mães da Saudade, Fernanda Alves, fez os inscritos refletirem sobre o sentimento das mães em face da perda de um filho vítima da violência. “Nosso intuito é mostrar para a sociedade que foram vidas que se perderam, e não apenas números”. O trabalho desenvolvido pela ONG, inclui atendimento psicológico; visita; grupo de terapia; passeios entre outros, a fim de elevar a autoestima das mães desses jovens. Como também, desenvolvendo através da arte e educação, a valorização da vida, facilitando o aprendizado de crianças e adolescentes da comunidade localizada em Peixinhos, Olinda, o conhecimento dos seus direitos e do exercício da cidadania.

























Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quem somos nós?

 O Grupo Comunidade Assumindo Suas Crianças surge em 1986 em meio a um contexto de extermínio de crianças, adolescentes e jovens na comunidade de Peixinhos, em Olinda. O exercício da cidadania e do respeito, juntamente ao enfrentamento à violência urbana são objetivos principais na atuação do grupo comunitário. Hoje, com 33 anos de existência, o GCASC promove oficinas de confecção de vassouras ecológicas e sabão, informática e circo. Além disso, o grupo conta com projetos como o Ponto de Cuidar, que aborda a primeira infância e aspectos sobre maternidade. Outro projeto promovido pela instituição é o Mães da Saudade, que tem como objetivo principal o acolhimento de mães que perderam os filhos devido à violência presente na comunidade.

Mães da Saudade: Laços e destinos que foram exterminados.

O projeto Mães da Saudade foi criado em 2011, com o objetivo de acolher mães que perderam seus filhos na comunidade de Peixinhos. Com assistência psicológica e eventos para a cura do trauma, o projeto ajuda, hoje, 55 mulheres. O Mães da Saudade também promove a formação política e cultural de jovens, visando a diminuição da violência urbana e dando oportunidades à juventude da comunidade.  ATIVIDADES VISITAS DOMICILIARES ENCONTRO FAMÍLIA E MDS CÍRCULOS RESTAURATIVOS OFICINAS DE INTERVENÇÃO NAS ESCOLAS PASSEIOS PASSEATA A FAVOR DA JUVENTUDE O jovem morto O jovem morto se faz presente na cama de sua mãe, dorme com ela que lhe acalenta o sono. O jovem morto se faz presente no local do crime onde todos viram o abate. O jovem morto ganhou um NIC que foi transcrito no BIC O jovem morto se faz presente em diversos órgãos governamentais da Secretaria Estadual de Saúde e da Defesa Social. O jovem morto continuará presente na vida de sua mãe que o continuará acalentando....

NÚCLEO DE CULTURA DE PAZ - CÂNDIDO PESSOA

" RIOS DOS SONHOS" Na última quinta feira 29/08 os jovens multiplicadores do projeto mães da saudade, realizaram mais uma oficina de prevenção a violência em parceria com a Escola Professor Cândido pessoa. Onde através da dinâmica  Rio dos sonhos  os alunos escreveram suas perspectivas, que foram apresentadas. A parti da apresentação foi feita uma roda de diálogo onde fomos conversando quais caminhos possíveis para a realização dos sonhos e os entraves que existe na sociedade impossibilitando a realização dos objetivos. Também foi apresentado o que é o projeto mães da saudade.