Pular para o conteúdo principal

CARNAVAL POR UMA CULTURA DE PAZ 2019

A folia foi grande e muito boa no primeiro dia do mês de março! Começamos os preparativos para o carnaval bem cedo para que tudo ocorresse bem no evento das nossas crianças. Fantasias, pinturas no rosto, lanches deliciosos, tudo isso compôs o nosso carnaval, contando com a participação do Grupo Nação Mulambo, que fez todo mundo dançar, inclusive o grupo de dança Majê Molê, formado em sua totalidade por meninas. O trajeto foi por ruas da comunidade de Peixinhos. Um dos bois que desfilou no evento foi confeccionado por alunos do GCASC, o que é muito especial em nossa tradição. O outro boi que compôs nossa folia veio do Nascedouro, espaço de grande importância na história da comunidade. Nosso arrastão foi de uma alegria anestésica e marcada por uma resistência muitas vezes subestimada: a resistência das crianças. 
 

Apesar do nosso carnaval ter sido incrível, nós, do GCASC, ficamos muito decepcionados com a Prefeitura de Olinda, hoje gerenciada pelo prefeito Professor Lupércio. Foi solicitada a presença da orquestra carnavalesca disponibilizada, para que pudesse nos acompanhar ao longo do nosso bloco. Entretanto, de forma negligente e pela segunda vez, o documento assinado pela Secretaria de Cultura da cidade de Olinda retornou ao grupo, e a orquestra não compareceu ao Carnaval.


  







      Fotos: Roberta Guerra, Tainara Couto. Comunicação do Grupo Comunidade Assumindo suas Crianças.
   

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quem somos nós?

 O Grupo Comunidade Assumindo Suas Crianças surge em 1986 em meio a um contexto de extermínio de crianças, adolescentes e jovens na comunidade de Peixinhos, em Olinda. O exercício da cidadania e do respeito, juntamente ao enfrentamento à violência urbana são objetivos principais na atuação do grupo comunitário. Hoje, com 33 anos de existência, o GCASC promove oficinas de confecção de vassouras ecológicas e sabão, informática e circo. Além disso, o grupo conta com projetos como o Ponto de Cuidar, que aborda a primeira infância e aspectos sobre maternidade. Outro projeto promovido pela instituição é o Mães da Saudade, que tem como objetivo principal o acolhimento de mães que perderam os filhos devido à violência presente na comunidade.

Mães da Saudade: Laços e destinos que foram exterminados.

O projeto Mães da Saudade foi criado em 2011, com o objetivo de acolher mães que perderam seus filhos na comunidade de Peixinhos. Com assistência psicológica e eventos para a cura do trauma, o projeto ajuda, hoje, 55 mulheres. O Mães da Saudade também promove a formação política e cultural de jovens, visando a diminuição da violência urbana e dando oportunidades à juventude da comunidade.  ATIVIDADES VISITAS DOMICILIARES ENCONTRO FAMÍLIA E MDS CÍRCULOS RESTAURATIVOS OFICINAS DE INTERVENÇÃO NAS ESCOLAS PASSEIOS PASSEATA A FAVOR DA JUVENTUDE O jovem morto O jovem morto se faz presente na cama de sua mãe, dorme com ela que lhe acalenta o sono. O jovem morto se faz presente no local do crime onde todos viram o abate. O jovem morto ganhou um NIC que foi transcrito no BIC O jovem morto se faz presente em diversos órgãos governamentais da Secretaria Estadual de Saúde e da Defesa Social. O jovem morto continuará presente na vida de sua mãe que o continuará acalentando....

NÚCLEO DE CULTURA DE PAZ - CÂNDIDO PESSOA

" RIOS DOS SONHOS" Na última quinta feira 29/08 os jovens multiplicadores do projeto mães da saudade, realizaram mais uma oficina de prevenção a violência em parceria com a Escola Professor Cândido pessoa. Onde através da dinâmica  Rio dos sonhos  os alunos escreveram suas perspectivas, que foram apresentadas. A parti da apresentação foi feita uma roda de diálogo onde fomos conversando quais caminhos possíveis para a realização dos sonhos e os entraves que existe na sociedade impossibilitando a realização dos objetivos. Também foi apresentado o que é o projeto mães da saudade.