Pular para o conteúdo principal

É pela vida das mulheres!

No dia 8 de março é comemorado o dia internacional das mulheres, onde se pensa na importância da existência e, consequentemente, na diversidade dessas mulheres ao redor do mundo. Neste ano, na praça do Derby, localizada na cidade do Recife, mulheres de todas as regiões do estado de Pernambuco, com diversas pautas e diferenças, se uniram para lutar e comemorar a resistência feminina que vem crescendo ao longo dos anos. O Grupo Comunidade Assumindo suas Crianças não pôde ficar de fora, e saiu às ruas juntamente ao Movimento 8M, lutando por um mundo melhor onde exista assistência à todas as mulheres, independente de raça, região, ou classe social. Com uma caminhada partindo da Praça do Derby, até a avenida Conde da Boa Vista, levamos cartazes e gritamos palavras de ordem contra o atual governo, contra a reforma da previdência, a retirada de direitos de povos Quilombolas e Indígenas, contra o racismo e todo tipo de preconceito existente. Nossos jovens também deram uma entrevista ao Diário de Pernambuco, falando sobre a importância de lutar por políticas públicas. Alguns dias antes do ato, realizamos uma roda de diálogo com mães vinculadas ao grupo falando sobre o projeto da Reforma da Previdência, que tem o intuito de modificar o atual sistema previdenciário, aumentando os anos de contribuição, o que tem impacto direto a todos os cidadãos. Depois da conversa com Janaína, representante do coletivo Rede Nacional de Mulheres Feministas Antiproibicionistas, confeccionamos cartazes para serem levados ao ato do dia 8.
MATÉRIA/FOTOGRAFIA : TAINARA COUTO 
EQUIPE DE COMUNICAÇÃO : GCASC 






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quem somos nós?

 O Grupo Comunidade Assumindo Suas Crianças surge em 1986 em meio a um contexto de extermínio de crianças, adolescentes e jovens na comunidade de Peixinhos, em Olinda. O exercício da cidadania e do respeito, juntamente ao enfrentamento à violência urbana são objetivos principais na atuação do grupo comunitário. Hoje, com 33 anos de existência, o GCASC promove oficinas de confecção de vassouras ecológicas e sabão, informática e circo. Além disso, o grupo conta com projetos como o Ponto de Cuidar, que aborda a primeira infância e aspectos sobre maternidade. Outro projeto promovido pela instituição é o Mães da Saudade, que tem como objetivo principal o acolhimento de mães que perderam os filhos devido à violência presente na comunidade.

Mães da Saudade: Laços e destinos que foram exterminados.

O projeto Mães da Saudade foi criado em 2011, com o objetivo de acolher mães que perderam seus filhos na comunidade de Peixinhos. Com assistência psicológica e eventos para a cura do trauma, o projeto ajuda, hoje, 55 mulheres. O Mães da Saudade também promove a formação política e cultural de jovens, visando a diminuição da violência urbana e dando oportunidades à juventude da comunidade.  ATIVIDADES VISITAS DOMICILIARES ENCONTRO FAMÍLIA E MDS CÍRCULOS RESTAURATIVOS OFICINAS DE INTERVENÇÃO NAS ESCOLAS PASSEIOS PASSEATA A FAVOR DA JUVENTUDE O jovem morto O jovem morto se faz presente na cama de sua mãe, dorme com ela que lhe acalenta o sono. O jovem morto se faz presente no local do crime onde todos viram o abate. O jovem morto ganhou um NIC que foi transcrito no BIC O jovem morto se faz presente em diversos órgãos governamentais da Secretaria Estadual de Saúde e da Defesa Social. O jovem morto continuará presente na vida de sua mãe que o continuará acalentando....

NÚCLEO DE CULTURA DE PAZ - CÂNDIDO PESSOA

" RIOS DOS SONHOS" Na última quinta feira 29/08 os jovens multiplicadores do projeto mães da saudade, realizaram mais uma oficina de prevenção a violência em parceria com a Escola Professor Cândido pessoa. Onde através da dinâmica  Rio dos sonhos  os alunos escreveram suas perspectivas, que foram apresentadas. A parti da apresentação foi feita uma roda de diálogo onde fomos conversando quais caminhos possíveis para a realização dos sonhos e os entraves que existe na sociedade impossibilitando a realização dos objetivos. Também foi apresentado o que é o projeto mães da saudade.